Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > artigos-off > 28º GAC e Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

28º GAC e Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2016, 12h27 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 13h54

O 28º GAC prepara e adestra sua tropa usando a Área de Instrução Tangará (28° GAC) e o Campo de Instrução Marechal Hermes (Três Barras-SC), dentre outras áreas, fazendo com que saiba reconhecer a importância da vegetação e dos recursos locais para as operações. Assim, o militar, desde os primeiros dias na caserna, aprende a respeitar e preservar a natureza, como aliada do combatente e do ser humano.

 

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

 

Identificação e tratamento dos impactos

 

A organização identifica os aspectos e trata os impactos ambientais afetados por suas atividades por meio de seu Plano Básico de Gestão Ambiental. Com a finalidade de adotar medidas impeditivas ou mitigadoras do impacto ambiental para atividades administrativas e de adestramento da tropa, são avaliados os riscos de danos que estas podem representar para o meio ambiente, principalmente na implementação das seguintes ações:

 

corte de árvores em Áreas de Preservação Ambiental (APA);

caça a animais silvestres;

limpeza de campos de tiro;

realização de trabalhos de Organização do Terreno (OT);

realização de tiros de armas de qualquer calibre com munições que possam provocar incêndios ou outros danos ambientais;

controle da instrução de Guerra Química, Bacteriológica e Nuclear quanto ao uso adequado de artefatos bélicos lesivos ao meio ambiente e quanto ao seu grau de poluição;

uso de áreas para estacionamento de tropas; e

uso de cursos d’água.

 

Além disto, o Grupo promove o descarte adequado do lixo hospitalar produzido na organização e devolve os estojos metálicos das munições de pistola, fuzil e obuseiro, a fim de serem reutilizados.

O Grupo possui, ainda, um Plano de Combate a Incêndio, que padroniza medidas a serem tomadas para prevenir e combater eventuais focos de incêndio, bem como orienta as equipes de combate a incêndio quanto ao seu pronto emprego, sob coordenação do Oficial de Combate aIncêndio.

 

Promoção da preservação dos ecossistemas

 

Ao longo dos anos 80, iniciou-se o desenvolvimento de uma mentalidade voltada para a preservação do meio ambiente, com a conscientização acerca da importância do respeito do homem pela natureza, como forma de preservação da própria vida humana.

Nesse contexto, foram elaboradas e aprovadas várias leis, normas, acordos, protocolos e convenções, em âmbito mundial, às quais a maioria dos países, incluindo o Brasil, vem aderindo, realçando a importância do assunto e criando um novo ordenamento jurídico ambiental. Consoante a Política de Gestão Ambiental e a Diretriz de Gestão Ambiental do EB, que tem por escopo o acompanhamento e a participação da evolução das leis ambientais, o 28º GAC elaborou o seu Plano Básico de Gestão Ambiental, cuja finalidade é a adequação das atividades administrativas, logísticas e de preparo e emprego da tropa com as ações de prevenção, de preservação e de recuperação do meio ambiente, sem,

contudo, desviá-la da sua missão constitucional. O responsável pelo controle destas práticas é o Chefe da 4ª Seção e, no tocante à instrução, o Chefe da 3ª Seção.

As principais ações promovidas com vistas a alcançar estes objetivos

são as seguintes:

 

Esgotamento sanitário, com preservação dos lençóis freáticos;

Preservação das áreas de instrução cedidas ao Grupo, que são de particulares, adotando medidas preventivas e educativas no trato com detritos, bem como respeito pela natureza;

Construção de um poço artesiano, cuja água é utilizada para lavagem de equipamentos e instalações, deixando a água potável somente para o consumo da tropa;

Uso de rascunhos para a confecção de documentos internos;

Recolhimento de óleos e lubrificantes utilizados nas viaturas, para serem corretamente descartados; e

Controle cerrado, por parte do pessoal de serviço, do consumo de energia elétrica e acompanhamento do indicador de consumo por parte da Fiscalização Administrativa.

 

  • meio-01
  • meio-02
  • meio-03
  • meio-04
  • meio-05
  • meio-06
  • meio

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página